Evolução da Injeção Eletronica


Enquanto nossa liberdade de abastecer com álcool e/ou gasolina ainda causa estupefação em algumas partes do mundo, por aqui a Magneti Marelli apresenta a terceira geração dos sistemas flex de alimentação de combustível. A principal novidade são os bicos injetores desenvolvidos especificamente para o sistema bicombustível. Os Pico Eco, como foram batizados, são feitos de plástico de engenharia e, por essa razão, são leves e resistentes à corrosão. Segundo a fábrica, a nova construção interna promove maior atomização do combustível no momento da injeção nas câmaras, o que contribui para reduzir o consumo e o nível de emissões do motor.

O sistema completo inclui os bicos, o software de gerenciamento e o dispositivo de partida a frio ECS, que dispensa o reservatório auxiliar de gasolina. O software ganhou novas funções, que permitem o controle mais apurado do motor. E o ECS, dispositivo com tecnologia já existente, mas ainda inédita no mercado, ficou mais compacto e com menor custo para as fábricas.

De acordo com engenheiros da Magneti Marelli, o conjunto pode reduzir o consumo de combustível entre 5% e 10% e as emissões de 12% a 35%, para o caso de CO2, e 15%, para os hidrocarbonetos. A terceira geração flex atende às normas estabelecidas pelo Programa de Controle Veicular (Proconve), que entram em vigor no país a partir de 2009. Não bastassem esses ganhos, vale lembrar que o sistema aposenta o velho e esquecido tanquinho. Cá entre nós, ele já vai tarde.

SISTEMA NERVOSO

O software do sistema flex usa informações de sensores – de temperatura, velocidade, rotação, detonação e oxigênio – para identificar o teor de álcool e gasolina no tanque e ajustar o motor a essa mistura (quantidade de combustível injetado, momento de faísca de vela etc.). Dessa maneira, o sistema garante que o motor trabalhe sem problemas, independentemente da proporção da mistura.

BICO

O segredo da eficiência do Pico Eco está em sua construção interna, mais precisamente em duas 1 coroas circulares com três furos por onde passa o combustível. Essas peças fazem que o combustível seja injetado em partículas menores (maior atomização), o que melhora a queima e traz benefícios imediatos para o desempenho, para o consumo e para as emissões.

AQUECEDOR

Duas resistências elétricas instaladas nas extremidades da 2 galeria de combustível garantem o funcionamento do motor em baixas temperaturas. O princípio é o mesmo de um chuveiro doméstico. A temperatura de aquecimento é ajustada automaticamente e varia de acordo com a quantidade de álcool presente na mistura(identificada por sensores).

INJEÇÃO NA VEIA


No caso do jato de combustível de um bico injetor convencional, a mistura que ocorre no coletor é menos atomizada.




Nos “Pico Eco”, o combustível é pulverizado em partículas menores, o que facilita a mistura com o ar e, em seguida, a queima.

LINHA EVOLUTIVA

A primeira geração do sistema flex chegou em 2003 e se resumia ao software de gerenciamento. Sua função era a de reconhecer o combustível e adequar a injeção e o momento da faísca das velas. A segunda veio com a introdução do dispositivo de partida a frio, que foi apresentado em 2007. E a terceira geração, com os novos bicos injetores, está à disposição das fábricas desde agora, embora ainda não tenha nenhuma aplicação comercial.

MEMÓRIA

Nem parece, mas lá se vão quase seis anos desde o lançamento do primeiro veículo flex no país: o VW Gol, apresentado em abril de 2003. A tecnologia desenvolvida no Brasil fez com que o álcool voltasse a ser o preferido na hora de abastecer e mostrou que é possível termos uma alternativa natural ao petróleo. Segundo a Magneti Marelli, atualmente, 20% da frota de automóveis que circulam no país é flex.

Pneu Inteligente


Por serem os pontos de contato entre o carro e o piso, os pneus sempre tiveram sobre os ombros boa dose de responsabilidade na hora de acelerar, frear e contornar curvas. No futuro, eles vão ganhar inteligência. A Pirelli desenvolveu um tipo de pneu que vai mandar informação aos sistemas eletrônicos feitos para evitar acidentes, como os freios ABS, o controle de tração ASR e o programa de estabilidade ESP.

O Cyber Tyre, como foi batizado, possui sensores que são capazes de medir desde a temperatura e a pressão do pneu até o coeficiente de atrito da pista e enviar essas informações para a central eletrônica do veículo. Esses sensores ficam instalados em um chip flexível colocado entre a carcaça e a banda de rodagem. Assim como alguns dos atuais sensores de pressão, fixados nas válvulas, o chip conversa com uma central eletrônica, instalada no carro, por meio de ondas de rádio. Informações como pressão e temperatura são transmitidas para o computador de bordo para que sejam vistas pelo motorista, enquanto os dados sobre condições de rodagem são endereçados para a ECU do motor, que também controla sistemas de controle do carro.

A grande inovação do Cyber Tyre está nessa comunicação. Ela permite que os sistemas de controle sejam acionados de forma mais precisa e antecipada. Hoje, o ABS, o ASR e o ESP entram em ação quando o motorista já está perdendo o controle do carro. Com o Cyber Tyre, eles poderão agir tão logo o sensor dos pneus identifique condições de rodagem que justifiquem a intervenção.

A maior precisão na leitura das condições de uso é conseguida pelo pneu graças a um acelerômetro triaxial que mede as forças que atuam no pneu nos três sentidos, longitudinal, lateral e vertical. O chip do Cyber Tyre é auto-suficiente em sua alimentação, utilizando um princípio semelhante ao dos relógios automáticos, ao aproveitar a energia produzida pelo movimento do pneu.

Segundo a Pirelli, uma versão mais simples do chip, que informa apenas a temperatura, a pressão e características construtivas dos pneus, estará à disposição do mercado já a partir de 2010.



Cyber Wheel

A Pirelli desenvolveu também a Cyber Roda. Trata-se de uma roda dotada de um sensor que mede as dimensões físicas do aro, durante o movimento, e informa à central do motor, em tempo real. Segundo a fábrica, esses dados são úteis para a ECU (para avaliar as forças do eixo da roda) e para os sistemas eletrônicos de controle de chassi, como ABS, ASR e ESP, que monitoram as forças de interação entre o automóvel e a estrada.

Unificação Ubuntu, Fedora e Mandriva

Três das principais distribuições de GNU/Linux, Fedora, Mandriva e Ubuntu, decidiram unir forças, fundir os seus esforços e adoptar o formato .tgz do Slackware mas com as metodologias do Gentoo.

«As principais queixas derivam todas em que dar o comando “yum install <>” é muito mais complicado do que clickar em várias janelas e fazer um ou mais reboots, como no Windows.» — Paul Frields, Fedora Project Leader

Paul Frields não está sozinho nesta percepção, a comunidade de utilizadores Ubuntu-PT está também em festa, embora o contacto com quem falamos solicitou o anonimato por receio de atrair a ira de um milionário:

«O APT sempre teve imensos problemas, nem percebemos porque é que o Mark Shuttleworth insistiu em utilizar o Debian como base para o Ubuntu. ./configure && make && make install é mais rápido e fácil quando feito dependência a dependência, do que utilizar o Synaptic» — João

Da parte da Mandriva não conseguimos obter informações, mas a substituição do logotipo pelo logo do Gentoo esclarece quaisquer dúvidas.

Wii Melhorado

A partir de Junho os utilizadores da Wii poderão esperar um incremento de acção quando jogam na sua consola. A Nintendo vai lançar um novo acessório que promete melhor a detecção dos movimentos do utilizador. 

O novo acessório será integrado nos comandos Wii MotionPlus e usam um sistema de sensores em giroscópio que permite aumentar a sensibilidade do sistema na detecção de movimentos das mãos e do corpo, quando o jogador interage com a consola e com as tarefas que lhe vão sendo atribuídas, através do ecrã da televisão. 

O jogo Tiger Woods PGA Tour 10 será o primeiro a ser vendido em bundle com o novo acessório, mas a Nintendo já confirmou mais alguns títulos, adianta a Associated Press. 

De sublinhar que o sistema de jogo da Wii, que inclui a possibilidade de jogar com comandos agarrados aos braços ou em cima de um tapete, sempre com recurso à detecção dos movimentos do utilizador tem sido um dos grandes factores de sucesso da consola. Este continua a aliás a ser um dos principais factores de diferenciação da consola face à concorrência. 

Oito de Junho é a data marcada para o início da comercialização do novo acessório.